Coroinhas fazem passeio às cidades históricas de Minas Gerais
No último sábado, dia 06/01/24, os Coroinhas da Catedral São Pedro de Alcântara, viveram um dia de alegria e espiritualidade durante uma peregrinação às cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes, em Minas Gerais.
A iniciativa partiu do Pe. Adenilson, pároco da Catedral, que, em uma conversa com os jovens e coroinhas da paróquia, planejou inicialmente um passeio com esse grupo e seus familiares.
No entanto, devido ao período de férias, o convite foi estendido aos paroquianos e amigos da comunidade, resultando em uma jornada enriquecedora para todos.
O grupo, composto, sobretudo por fiéis entusiasmados, partiu de Petrópolis ainda de madrugada, após uma oração inicial e bênção.
Bruno Olegário, jovem participante e um dos organizadores, destacou:
“A importância do passeio não apenas como momento de oração, mas também como uma oportunidade para fortalecer os laços de amizade entre os membros da paróquia”.
O destino inicial foi São João Del Rei, cidade histórica repleta de igrejas para visitação.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em estilo barroco, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi o primeiro ponto de parada.
Pouco depois, participamos, de uma emocionante celebração da Santa Missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, presidida pelo vigário paroquial, Padre Luiz Felipe, e co-celebrada pelo Pe. Adenilson.
Do mesmo modo, antes de deixar São João Del Rei, o grupo visitou a imponente Igreja de São Francisco de Assis.
Nesta igreja, puderam contemplar a grandiosidade da construção e admirar uma versão da imagem de São Pedro de Alcântara, padroeiro de nossa paróquia.
Rumo a Tiradentes, os peregrinos desfrutaram de um momento de confraternização durante o almoço, saboreando a deliciosa comida mineira.
A visita à Matriz de Santo Antônio, projetada por Aleijadinho, e outras igrejas marcaram o roteiro cultural da jornada.
A peregrinação encantadora e repleta de momentos significativos deixou memórias duradouras nos participantes.
A alegria, a oração e a convivência em grupo destacaram-se, criando a expectativa e ansiedade para futuras jornadas espirituais.
Que venha a próxima peregrinação, fortalecendo ainda mais os laços da comunidade da Catedral São Pedro de Alcântara.
Texto: Equipe PASCOM
Fotos: Carlos Renato e Raul Bertoldi