São Patrício - 17/03
sacerdote missionário

São Patrício

São Patrício salvou muitas almas, sobretudo, através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica

O santo de hoje nasceu na Grã-Bretanha, no ano 380.

Oração, penitência, uma vida de entrega a Deus que foi, antes de mais nada, capacitando São Patrício a responder em Cristo diante das tribulações da vida.

Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses e logo depois, levado para o país vizinho, onde passou seis anos como escravo.

Embora, fosse filho de um diácono e neto de um padre, foi apenas durante seu cativeiro que ele buscou ao Senhor.

Em sua “Confissão”, o testemunho que ele escreveu no final de sua vida, ele diz:

“Após chegar a Irlanda, eu pastoreava as ovelhas diariamente, e rezava diversas vezes ao dia – o amor de Deus e o respeito a Ele cresciam mais e mais, e minha fé se fortalecia.

E meu espírito foi tocado de modo que, em um único dia, eu fazia cerca de cem orações, e mais cem à noite, mesmo quando estava nos bosques e na montanha.

E antes da aurora eu me levantava para orar, e mesmo que nevasse, estivesse frio ou chovendo, nada me atingia”.

No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para fugir, depois de seis anos de escravidão na Irlanda, Deus o guiou em sua fuga.

Após um tempo, ele entrou para o mosteiro de Ésir, na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.

Tornou-se, então, sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e na Irlanda.

Finalmente, já como bispo, salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica, do empregado ao rei.

Seu trabalho árduo, no entanto, produziu muitos bons frutos.

Em sete anos três bispos foram enviados da Gália para ajudá-lo a guiar seu novo rebanho.

Em sua Confissão, por exemplo, tratava seu rebanho como: “meus irmãos e filhos a quem batizei no Senhor – milhares de pessoas”.

A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de São Patrício, que através da construção que fez de diversos mosteiros, deixou nesse lugar a fama de “ilha dos mosteiros”.
Faleceu com cerca de 80 anos.
São Patrício, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-patricio-sacerdote-missionario/

Clique aqui e veja a Oração à São Patrício

Deixe um comentário