Noticias | Catedral
Diocese de Petrópolis - "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
Catedral de Petrópolis reúne fiéis para o Ofício das Leituras e Laudes no Sábado Santo
Veja todas as fotos clicando na imagem!
04 de Abril de 2026 · Aconteceu na Paróquia

Catedral de Petrópolis reúne fiéis para o Ofício das Leituras e Laudes no Sábado Santo

Na manhã deste sábado, 4 de abril, a Catedral de São Pedro de Alcântara recebeu fiéis para a oração do Ofício das Leituras e das Laudes, celebradas com piedade e profundidade pela Comunidade Shalom. O momento marcou o início das celebrações do Sábado Santo, dia de silêncio, espera e meditação diante do mistério da morte de Cristo e da esperança de sua Ressurreição.

O Ofício das Leituras é uma das principais horas da Liturgia das Horas da Igreja, composta por salmos e longas leituras bíblicas e patrísticas, que conduzem os fiéis a uma reflexão mais profunda sobre o plano da salvação. Já a oração das Laudes, rezada ao amanhecer, é um louvor matutino que consagra o início do dia a Deus, recordando a luz de Cristo que ilumina toda a humanidade.

A celebração foi marcada por um clima de recolhimento, oração e cantos suaves, próprios deste dia tão significativo para a fé cristã. Durante o momento, também foi realizado um importante rito preparatório: quatro catecúmenos foram assinalados com o óleo dos catecúmenos, como sinal de fortalecimento e proteção espiritual, em preparação para o sacramento do Batismo que receberão na Vigília Pascal, à noite.

Este gesto litúrgico expressa a caminhada de fé daqueles que se preparam para renascer em Cristo, participando de sua morte e ressurreição. Assim, a Igreja, reunida em oração, acompanha com alegria e esperança esses novos membros que serão plenamente incorporados à vida cristã na celebração pascal.

Texto: Equipe PasCom
Fotos: Alice Kulberg